De acordo com Victor Margolin ( "Construindo uma Comunidade de Pesquisa em Design - Building a Design Research Community," in Design Plus Research: Proceedings of the Politecnico di Milano Conference, May 18-20, 2000 ¹):

    A pesquisa em Design tem duas funções, uma é aumentar o nosso conhecimento sobre como os produtos e quais realmente poderiam ser feitos; a outra é melhorar a nossa compreensão de como produtos funcionam como parte do mundo social. A primeira função diz respeito à prática do design, enquanto a segunda liga a compreensão do design ao grande projeto, no qual as ciências sociais e humanas participam, de compreensão da dinâmica e dos objetivos da sociedade humana.

    A fim de abordar a primeira função, muitos tipos diferentes de conhecimento são necessários. Se quisermos mover a questão do que está a ser projetado para fora dos limites das preocupações do mercado-impulsionista, então precisamos de maneiras de melhor compreender a relação do design com a satisfação dos propósitos humanos.

    Nós estamos realmente muito bons em produzir determinados tipos de produtos - dispositivos de entretenimento, mobiliário, aplicativos elétricos - mas não estamos bem em projetar outros, como meio de transporte eficiente, produtos que colocam menos tensão sobre o corpo, objetos que são de simples manuseamento, e produtos que se tornam mais ecológicos na utilização de materiais e componentes. Temos feito muito pouco para explorar os sistemas de apoio e de escoamento dos produtos que possam resultar em um meio ambiente mais ecologicamente sustentável, nem pensamos o suficiente sobre todas as diferentes motivações que os seres humanos têm para a aquisição e utilização de produtos. A aquisição e utilização de produtos também integram a construção da identidade social e muito mais precisa ser aprendido sobre este assunto. Assim sendo, precisamos de um jeito bem melhor de achar dispositivos que nos orientem conforme nos movemos mais freqüentemente a um território desconhecido.

¹ O texto original encontra-se em : http://tigger.uic.edu/~victor/articles.html

tradução: Marcela Vieira

BLOG LIDIS

Creative Commons License
LABDIS/EBA/UFRJ

FACEBOOK PEGADA

TWITTER PEGADA

Fale com o LABDIS

Av. Pedro Calmon, s/n°. Prédio da Reitoria. 6° andar, sala 624. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro, RJ. CEP 21941-590.

Tel.: + 55 21 3938 1689 Fax: + 55 21 2598 9590 | Email: labdis.ufrj@gmail.com

Skype Name: lidisufrj

Apoio

FAPERJ