UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Escola de Belas Artes

 

Desenho Industrial

Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade (LABDIS)

Projeto Pegada nas Escolas

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico–CNPq

Organização: Beany Guimarães Monteiro

Coordenação: Beany Guimarães Monteiro, Beatriz Yumi Watanabe, Maria Gabriela Lopes Lustosa

Estudantes Bolsistas: Alina de Almeida Linch Silva, Augusto Marques Erthal, Camila Marins, Bruna Milam Almeida, Daniela Lopes Fischer, Felipe de Almeida Ferreira, Jonathan Kim Reis Monteiro, Júlia Giannella, Lia Hazan, Maira Bento de Sousa, Marina de Arruda Nicolaiewsky, Pricila Gomes Torres de Medeiros , Maira Bento de Sousa., Silvana Quirino.

Estudantes Voluntários: Carolina Senra Pereira, Igor de Moura Pimental, Narayan Diogo Costa Silva.

Revisão de Texto: Ariane Monteiro Moreth

 

Alunos e alunas,


Com muito prazer, estamos iniciando as atividades do Projeto Pegada nas Escolas em sua escola. Esperamos poder conversar, trocar ideias e conhecimentos durante o período em que estaremos juntos. Mas, afinal, vocês
devem estar se perguntando, o que é esse projeto? Este projeto nasceu dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais especificamente, na área de Desenho Industrial na Escola de Belas Artes.

Inspirações para que essa ideia ganhasse forma vieram de experiências
estrangeiras, além de muita leitura e pesquisa. Chama-se Pegada nas Escolas,
porque pegada é o rastro que deixamos quando caminhamos e, da mesma
forma, deixamos “pegadas” na natureza ao utilizarmos seus recursos e
gerarmos lixo. Nesse caso, estamos tratando da pegada ecológica produzida
em sua escola.

Graças à colaboração e esforço de muitas pessoas pôde-se elaborar um material didático especial para discutirmos os seguintes temas: água, alimentação, consumo, energia, lixo e transporte. Todos esses temas serão
vistos durante nosso período de atividades com vocês e servirão para repensarmos um pouco nossos hábitos e nossa relação com a escola. Questões
como a importância de cuidarmos de um bem comum e economizarmos a
água (que parece chegar tão facilmente pela torneira) serão abordadas de
diferentes maneiras. Também debateremos com vocês questões relacionadas
à alimentação - já pararam para pensar o caminho que muitos grãos de
arroz e feijão percorrem até vocês? -, ao transporte que utilizam para ir e vir
para a escola e a energia desperdiçada em uma lâmpada que não está sendo
usada. Somos muito curiosos e temos muitas ideias para trabalhar e, claro,
sabemos que vocês também o são. Logo, a criação e a imaginação serã o nossos combustíveis para a geração de conhecimento e soluções.

Em um esquema mais técnico, podemos dizer que as atividades do
projeto serão divididas em quatro partes: 1) problematização, fase em que
trabalharemos o conteúdo básico conceitual; 2) cálculo da pegada, através
do qual poderemos estimar o quanto estamos interferindo na natureza;
3) iniciativas existentes, momento de busca, na sua comunidade, de casos
existentes que demonstrem pró-atividade e minimização de impactos
ambientais no dia a dia, e 4) propostas para a escola, fase final em que,
baseados nos resultados do cálculo da pegada e nos casos existentes
encontrados, criaremos propostas para a escola. Lembramos que algumas
palavras no decorrer do texto estarão marcadas com um asterisco*, isso
significa que estas estarão disponíveis para consulta de seu significado em
nosso Glossário.

Quanto ao material didático, este foi produzido exclusivamente para as atividades propostas para este projeto. Um grupo de estudantes em Desenho Industrial se empenhou para fornecer um conteúdo interessante, pensado e produzido para ajudar a nos guiar nesse caminho. Contamos nessa produção com toda a atenção da professora idealizadora deste projeto, Beany Monteiro, e com a colaboração para a revisão dos materiais da professora de Biologia Gabriela Lustosa.

Esperamos que este período em que estaremos juntos seja muito
proveitoso para todos – para aqueles do Projeto, para os professores e para
vocês, alunos –, sendo uma maneira diferente de enriquecermos o nosso
aprendizado.

Sejam todos muito bem-vindos ao Projeto Pegada nas Escolas!

Beatriz Watanabe – Mestranda em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ

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