Entorno do Fundão

Surroundings of UFRJ

DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL – SUB-PROJETO ENTORNO DO FUNDÃO

Lucas Sousa , l.brazil.Sousa@gmail.com
Thiago Seixas, sxsdesign@gmail.com

Introdução

    Design e Inovação Social tem como princípio o desenvolvimento social, econômico e cultural aplicando-se as ferramentas de design para a elaboração de um projeto socialmente válido e sustentável. O sub-projeto “Entorno do Fundão” tem como foco específico desenvolver oficinas de design de jogos de tabuleiro para os jovens entre 18 e 24 anos moradores da Vila Residencial da UFRJ, no Fundão. Essas oficinas estão baseadas no modelo desenvolvido no projeto Design em Empreendimentos Populares, que será customizado para o novo público-alvo.

Objetivos

    O objetivo geral desse sub-projeto é a inclusão do Design no dia-a-dia desses jovens, considerando princípios e valores da Economia Solidária e da sustentabilidade. Os objetivos específicos são:

Integração dos estudantes com a sua realidade cotidiana; Desenvolvimento de ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável com a atuação do designer numa comunidade; Preservação da identidade e da cultura local; Integração com o projeto desenvolvido na disciplina de Projeto de Produto III em 2008/1.

Procedimentos metodológicos

  1. Levantamento da realidade local: visitas à Vila Residencial contatando a Associação de Moradores.
  2. Sensibilização da comunidade: apresentação do jogo Colméia e do sub-projeto Entorno na sede da Associação.
  3. Definição do local e dos horários das oficinas.
  4. Inscrições para as oficinas.
  5. Oficina 1.

    A primeira parte será a apresentação dos temas e o questionamento dos jovens sobre o que pensam ou entendem de desenvolvimento sustentável e economia solidária. Eles irão expor seus pensamentos com um tempo limite e a partir disso será feita uma análise sobre as opiniões relacionando com os “reais” significados de cada conceito, sua importância e usabilidade. Parte-se então para a segunda parte da oficina, que será a apresentação do jogo Colméia, como exemplo de aplicabilidade e funcionamento da inserção dos conceitos na realidade. Após jogar com os jovens, será feita a análise conjunta sobre o jogo e a aplicabilidade dos temas. A terceira parte da oficina será ensinar aos jovens a confeccionar o jogo com materiais reciclados. Nessa fase, também serão traçadas diretrizes para confecção de novos jogos.

Resultados esperados

    O jogo Colméia tem como objetivo integrar os jogadores num ambiente não competitivo, onde o jogador deverá ajudar o outro para poder ganhar, segundo o conceito de economia solidária. Através da sua simplicidade, tanto de regras, configuração do jogo e dos materiais, ele passa o conceito de desenvolvimento sustentável, onde nós podemos economizar e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade das nossas relações pessoais.

Conclusão

     A partir das reuniões realizadas em grupos e da oficina, pode-se perceber como é possível integrar conhecimentos produzidos na universidade com a comunidade do nosso entorno de vida. É possível perceber que devemos utilizar esse conhecimento para investir no nosso recurso mais importante: o ser humano.

BLOG LIDIS

Creative Commons License
LABDIS/EBA/UFRJ

FACEBOOK PEGADA

TWITTER PEGADA

Fale com o LABDIS

Av. Pedro Calmon, s/n°. Prédio da Reitoria. 6° andar, sala 624. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro, RJ. CEP 21941-590.

Tel.: + 55 21 3938 1689 Fax: + 55 21 2598 9590 | Email: labdis.ufrj@gmail.com

Apoio

 FAPERJ