O projeto Pegada nas Escolas é uma ação transdisciplinar de educação não-formal dirigido aos estudantes do 6° ao 9º ano de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e tem como principal objetivo colocar o estudante numa posição participativa com a criação de soluções para melhorar o seu dia-a-dia. Para isso, sua experiência é valorizada, potencializando seu conhecimento sobre seu contexto de vida e comprometendo-o com a proposta de soluções para sua transformação.
Os objetivos secundários são desenvolver a reflexão de estudantes, professores e pesquisadores sobre os impactos ambientais causados dentro do sistema de funcionamento escolar; desenvolver capacidade de solucionar para reduzir os impactos; e promover cotidiano sustentável nas escolas.
O design contribui para a compreensão das relações complexas entre sociedade, economia e desenvolvimento. Uma vez que é na fase escolar que as pessoas encontram-se mais abertas à discussão, trabalhar com esse público-alvo mostra-se estratégico. As ferramentas de visualização utilizadas pelo design facilitam a comunicação entre diferentes atores sociais envolvidos no projeto (estudantes do nível fundamental, professores, estudantes de graduação, pesquisadores, diretores das escolas, comunidade do entorno escolar). Além disso, o design foca a solução de problemas a partir da experiência do usuário, colocando-o como parte integrante do sistema analisado e não como um agente externo, distanciado.
A proposta tem como principal referencial teórico um projeto desenvolvido no Nordeste da Inglaterra (DOTT 07) cujo foco foi apresentar como o design pode ser uma ferramenta importante a sustentabilidade. Um dos projetos apresentados foi o EcoDesignChallenge, que teve como foco ajudar estudantes do 8º ano de escolas privadas da região a calcular a pegada ecológica de suas escolas e desenvolver estratégias para tornar sustentável diversos aspectos da vida escolar.
Já no Brasil, uma recente pesquisa da UNICEF e do MEC, apresentou boas práticas para o bem-estar escolar em 37 municípios brasileiros. Nas escolas participantes ficou demonstrado que para garantir a aprendizagem de todos é preciso considerar o direito de aprender de cada um, conhecendo e respeitando cultura e características de cada aluno.
O projeto Pegada nas Escolas está articulado em cinco etapas principais. A primeira etapa, chamada de "Deflagração" constitui-se no conhecimento do contexto, levantamento de dados e contatos com as escolas. A segunda fase é a de planejamento do que será feito em cada escola, tendo em vista as suas iniciativas, o contexto de vida da população, suas carências e expectativas. A terceira etapa é a de implementação das ações, que corresponde ao miolo central do projeto. A quarta fase é a preparação e realização de um evento público que permita divulgar a ação e avaliar os seus resultados. E a última fase corresponde a uma análise da equipe de projeto sobre os resultados obtidos e sobre os métodos utilizados.
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